Max Performance
A Max Performance assessoria e reabilitação esportiva em parceria com a Tiebreak Tênis, estará com a equipe de Fisioterapia prestando atendimento aos tenistas na própria academia, visando à prevenção de lesões e reabilitação para que os atletas voltem à pratica de seu esporte o mais rápido possível, evitando longos períodos de afastamento. A empresa oferece os serviços de Fisioterapia Esportiva, Reabilitação Específica, Prevenção de Lesões, Nutrição Esportiva e Atendimento em Eventos.
* Anatomia e lesões mais comuns no Tênis
Lesões surgem devido a diversos fatores, traumas, sobrecargas de trabalho (overuse), movimentos repetitivos aliados a impacto, além do uso de equipamentos e materiais inadequados (raquetes, encordoamentos, tênis, entre outros) (ELLENBECKER et al., 2009; MASSADA, 2000). Cada vez mais os adeptos do tênis estão conscientes da importância da preparação fora de quadra, de uma dieta adequada e da necessidade de prevenção e períodos de recuperação (BOURRIERES, 2009).
* As lesões dentro do tênis podem ser
- Crônicas: microtraumas de repetição, impacto de pequena intensidade. - Agudas: quedas, acidentes e contusões, único impacto de alta intensidade (HUBERTY, 2004; KIBLER, SAFRAN, 2005). As lesões de Membros Superiores (MMSS) representam 21 - 40% do total de lesões no tênis (PLUIM et al., 2006)
* Ombro
- Ombro Doloroso Crônico: apresenta como sintomas principais a instabilidade, diminuição de força, junto a síndrome do impacto. - Síndrome do Impacto: lesão do manguito rotador (supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor) pelo contato subacromial. Pode estar associado a tendinites e bursites. (Figura 1 e Figura 2).
* Cotovelo
- Epicondilite Lateral (Tennis Elbow): inflamação no tendão onde se originam os músculos que realizam extensão do punho. Mais comum em atletas amadores devido a maior utilização do punho para produzir força no golpe (RIEK, CHAPMAN, MILNER, 1999).
* Punho e Mão
- Maioria dos casos ocorre por overuse, principalmente nos atletas que põe muito efeito na bola. Um exemplo de lesão é a Tenossinovite de DeQuervain (inflamação dos tendões dos músculos extensor curto e abdutor longo do polegar). (Figura 3)
As lesões de Membros Inferiores (MMII) representam 49 - 69% do total de lesões no tênis. Ao contrário dos MMSS, a maioria das lesões de MMII ocorrem de maneira aguda (KIBLER, SAFRAN, 2005).
* Lesões Musculares
As maneiras mais comuns de ocorrer lesões musculares no tênis acontecem com mudanças de direção, desaceleração brusca, deslizamento no saibro. Os principais grupos musculares acometidos são: (Figura 4 e Figura 5)
Quadríceps (reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio);
ísquios tibiais (bíceps femoral, semitendíneo e seimembranáceo);
adutores (adutor magno, adutor longo, adutor mínimo, adutor curto, pectíneo e grácil);
tríceps sural (gastrocnêmio medial, gastrocnêmio lateral e sóleo).
- Estiramento Grau I: pequeno número de fibras rompidas, às vezes não tem sintoma, dor local sem déficit.
- Estiramento Grau II: ruptura parcial, dor e edema, com diminuição de força e amplitude de movimento.
- Estiramento Grau III: ruptura completa ou quase completa, com impotência funcional.
- Contusão: trauma direto no músculo com hematoma local.
- Contratura: ocorre quando o músculo contrai-se de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento.
- Cãibra: contração muscular involuntária geralmente muito dolorosa, relacionado à desidratação. Existem muitas causas para cãibras, como excesso de atividade muscular e perda de alguns substratos.
* Lesões de MMII
- Entorse: ocorre sempre lesão ligamentar, não há perda de contato articular, mas passa do limite fisiológico. Mais comum em joelho e tornozelo.
- Tendinite: inflamação onde se originam os músculos, sendo mais comuns as tendinites de quadríceps, patelar, calcâneo e do púbis.
- Fratura: perda de continuidade óssea. Pode ocorrer fratura por estresse, ou seja, uma fratura de repetição, causada por tensões musculares.
- Lesão Ligamentar: geralmente decorre de um evento agudo, mais comum em um trauma ou entorse. Pode ser parcial ou total e acarreta instabilidade. (Figura 6)
- Lesão Meniscal: pode estar associado com lesão ligamentar, também pode ser parcial ou total.
- Artrose: desgaste da cartilagem articular, causando dor, limitação de amplitude de movimento e incapacidade funcional.
- Condromalácia: degeneração da cartilagem entre o fêmur e a patela.
* Propriocepção
Informações de receptores articulares que determinam as sensações do movimento, direção e posicionamento articular.
* Hidratação
Nosso corpo é constituído 60% de água, logo, uma hidratação apropriada permite que seu organismo funcione direito. A água possui papel primordial na regulação da temperatura corporal e também participa na lubrificação e amortecimento das articulações e transporte de substratos musculares importantes para a atividade física. Sede, cansaço, tontura, distúrbios visuais, alteração na frequência cardíaca e cãibras estão diretamente ligadas a uma hidratação deficiente. A desidratação é prejudicial ao desempenho atlético tanto em esportes de longa duração quanto nos exercícios intensos. Na prática, isto significa uma redução na qualidade dos treinos e uma redução correspondente da resposta adaptativa. Para evitar todos esses problemas não basta apenas beber água, é preciso saber como, quando e quanto. A sede, quando se manifesta já é um sinal de que o processo de desidratação já começou, e por isso os procedimentos de hidratação passam por ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física.
* Nutrição
O tênis é um esporte que envolve grande variedade de movimentos e uma alimentação inadequada pode prejudicar o rendimento e a recuperação do atleta, podendo levar ao cansaço, estresse, perda de massa muscular e outros fatores indesejados. Para atingirmos os melhores objetivos para cada esportista, associamos o trabalho de Nutrição Individualizada e um programa de suplementação antes, durante e após a atividade esportiva, direcionado individualmente às necessidades de cada um, a fim de obter o melhor desempenho do esportista.