Figura 1

Figura 2

Max Performance

A Max Performance assessoria e reabilitação esportiva em parceria com a Tiebreak Tênis, estará com a equipe de Fisioterapia prestando atendimento aos tenistas na própria academia, visando à prevenção de lesões e reabilitação para que os atletas voltem à pratica de seu esporte o mais rápido possível, evitando longos períodos de afastamento. A empresa oferece os serviços de Fisioterapia Esportiva, Reabilitação Específica, Prevenção de Lesões, Nutrição Esportiva e Atendimento em Eventos.

* Anatomia e lesões mais comuns no Tênis

Lesões surgem devido a diversos fatores, traumas, sobrecargas de trabalho (overuse), movimentos repetitivos aliados a impacto, além do uso de equipamentos e materiais inadequados (raquetes, encordoamentos, tênis, entre outros) (ELLENBECKER et al., 2009; MASSADA, 2000). Cada vez mais os adeptos do tênis estão conscientes da importância da preparação fora de quadra, de uma dieta adequada e da necessidade de prevenção e períodos de recuperação (BOURRIERES, 2009).

* As lesões dentro do tênis podem ser

- Crônicas: microtraumas de repetição, impacto de pequena intensidade. - Agudas: quedas, acidentes e contusões, único impacto de alta intensidade (HUBERTY, 2004; KIBLER, SAFRAN, 2005). As lesões de Membros Superiores (MMSS) representam 21 - 40% do total de lesões no tênis (PLUIM et al., 2006)

* Ombro

- Ombro Doloroso Crônico: apresenta como sintomas principais a instabilidade, diminuição de força, junto a síndrome do impacto. - Síndrome do Impacto: lesão do manguito rotador (supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor) pelo contato subacromial. Pode estar associado a tendinites e bursites. (Figura 1 e Figura 2).